21.6 C
Rio de Janeiro
segunda-feira, agosto 10, 2026

HOSPITAL MIGUEL COUTO CONVOCA VOLUNTÁRIOS PARA DOAÇÃO DE SANGUE

Notícias Relacionadas

Incêndio atinge área de mata na Serra do Vulcão, em Nova Iguaçu

Um incêndio atingiu uma área de vegetação na Serra...

Suspeito morre em confronto com a Polícia Militar durante operação em Itaguaí

Um suspeito morreu e outros dois foram presos durante...

Homem morre após ser baleado durante tentativa de assalto em Olaria, na Zona Norte do Rio

Um homem identificado como Marcelo de Alcântara Brito morreu...

TRE-RJ muda mais de 60 locais de votação no estado por questões de segurança

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ)...

O Hospital Municipal Miguel Couto convoca voluntários para doação de sangue nesta sexta-feira, 17 de julho, no hall da Emergência da unidade, das 9h às 15h. A ação é fruto de parceria com o Hemorio, unidade estadual responsável pelo abastecimento de hemocomponentes em mais de 200 hospitais da rede pública do Rio de Janeiro. O principal objetivo é abastecer o banco de sangue, garantindo a realização de todos os procedimentos que precisam do insumo, como atendimentos de emergência e cirurgias. 

O ato de doação de sangue é seguro e acompanhado por profissionais especializados. Antes da coleta, os possíveis doadores passam por triagem a fim de garantir a segurança de todos envolvidos. Após a doação, a bolsa de sangue coletada é tratada e os hemocomponentes são separados, podendo assim salvar até quatro vidas.  

A próxima doação pode ser feita após oito semanas para homens e doze para mulheres, tempo necessário para recomposição completa dos componentes sanguíneos retirados no momento da doação anterior.

Para ser um doador de sangue é necessário apresentar documento oficial de identidade com foto; ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 devem estar com autorização do responsável); estar bem de saúde e descansado; e pesar mais de 50 quilos. Não é preciso estar de jejum, mas é recomendado que o doador não tenha ingerido comida gordurosa nas últimas quatro horas.

Pessoas que fizeram tatuagem ou colocaram piercings devem aguardar seis meses para fazer a doação. Para quem tem piercings em regiões de mucosa, a doação só pode ser feita um ano após a retirada do acessório. Quem teve covid-19 recentemente precisa aguardar 10 dias após a recuperação. Após 30 dias da doação, o voluntário pode pegar o resultado dos exames laboratoriais feitos com uma pequena amostra sanguínea retirada no ato da coleta.

SERVIÇO:

Doação de sangue no Hospital Municipal Miguel Couto

Datas: 17 de julho
Horário: das 9h às 15h
Local: Hall da Emergência
Endereço: Rua Bartolomeu Mitre, 1.108 – Gávea

Inscreva-se

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Mais Notícias

Publicidade