27.4 C
Rio de Janeiro
quinta-feira, agosto 6, 2026

Escola Técnica Roberto Rocca recebe final do SLAM nas Escolas e incentiva protagonismo juvenil

Notícias Relacionadas

Incêndio atinge área de mata na Serra do Vulcão, em Nova Iguaçu

Um incêndio atingiu uma área de vegetação na Serra...

Suspeito morre em confronto com a Polícia Militar durante operação em Itaguaí

Um suspeito morreu e outros dois foram presos durante...

Homem morre após ser baleado durante tentativa de assalto em Olaria, na Zona Norte do Rio

Um homem identificado como Marcelo de Alcântara Brito morreu...

TRE-RJ muda mais de 60 locais de votação no estado por questões de segurança

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ)...

A Escola Técnica Roberto Rocca, em Santa Cruz, foi palco da grande final do SLAM nas Escolas, projeto promovido pelo Instituto Territórios Diversos com patrocínio da Ternium. O evento reuniu estudantes de escolas públicas de Sepetiba em uma competição de poesia falada, marcada por criatividade, expressão artística e valorização do protagonismo juvenil.

A iniciativa levou ao palco os seis finalistas selecionados após semanas de oficinas e etapas classificatórias, transformando o auditório da escola em um espaço de celebração da literatura e da cultura periférica.

Projeto envolveu mais de 600 estudantes

Antes da grande final, o projeto promoveu oficinas voltadas ao desenvolvimento da leitura, da escrita e da comunicação.

Ao todo, mais de 600 estudantes da Escola Municipal Ginásio Emilinha Borba e da Escola Municipal Professor Neemias Rodrigues de Mello, ambas em Sepetiba, participaram das atividades.

Durante os encontros, os alunos trabalharam habilidades como:

  • Escrita criativa;
  • Oralidade;
  • Interpretação;
  • Expressão corporal;
  • Presença de palco.

Após essa etapa, os três melhores participantes de cada escola garantiram vaga na decisão.

Final reuniu jovens poetas e comunidade escolar

Na final, os seis estudantes apresentaram poemas autorais diante de uma banca avaliadora, poetas convidados e da comunidade escolar.

Segundo Elizabeth Manja, fundadora do Instituto Territórios Diversos, o principal objetivo do projeto foi estimular a autoconfiança e incentivar os jovens a expressarem suas ideias por meio da arte.

“Estou muito orgulhosa por ver que vocês entraram nesse desafio, se aventuraram, escreveram, colocaram suas ideias no papel e subiram no palco para contá-las ao mundo. Foi incrível ver o desenvolvimento, a criatividade e o senso de coletividade que todos apresentaram.”

Escola amplia atuação como espaço de cultura

A realização da final marcou a primeira atividade cultural aberta à comunidade realizada na Escola Técnica Roberto Rocca.

Além da formação técnica, a instituição passa a reforçar seu papel como espaço de convivência, integração e incentivo à cultura.

Para Mayara Oliveira, gerente de Relações com a Comunidade da Ternium, a iniciativa representa o compromisso da empresa com o desenvolvimento das comunidades onde atua.

“Nós acreditamos que indústria e comunidade devem crescer juntas, e poder proporcionar ações como essa, que envolvem educação, cultura e arte, é a concretização do nosso principal objetivo. Parabéns a todos que participaram, que se arriscaram e que nos emocionaram.”

Estudante de Sepetiba conquista o primeiro lugar

A vencedora da edição foi Beatriz da Costa Lima da Silva, aluna da Escola Municipal Ginásio Emilinha Borba.

Durante sua apresentação, a estudante abordou temas ligados às próprias vivências, aos desafios enfrentados na comunidade e aos sonhos para o futuro.

“Para mim, o SLAM não é só uma forma de expressão, é falar das coisas que nós sentimos. Gostei muito de competir aqui, de falar sobre o lugar onde eu moro, sobre a minha realidade. Estou muito feliz por essa conquista.”

Cultura e educação caminham juntas

O SLAM nas Escolas reforça a importância da poesia falada como ferramenta de incentivo à leitura, à escrita e ao desenvolvimento da comunicação entre jovens.

Ao promover atividades que unem educação, cultura e participação comunitária, o projeto amplia as oportunidades de expressão dos estudantes e fortalece o protagonismo juvenil em escolas públicas da Zona Oeste do Rio.

Inscreva-se

- Never miss a story with notifications

- Gain full access to our premium content

- Browse free from up to 5 devices at once

Mais Notícias

Publicidade