Veja como funciona a 1ª Torre de Controle Digital da América Latina na Base Aérea de Santa Cruz

Compartilhe:

A D-TWR é um marco para a história do controle do espaço aéreo brasileiro.

A Torre de Controle Digital instalada na Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, é a primeira experiência do gênero da América Latina. Implantada, em outubro de 2019, pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), a D-TWR é um marco para a história do controle do espaço aéreo brasileiro.

Publicidade

Os nossos controladores realizam o controle de tráfego aéreo por meio de imagens projetadas em monitores de alta definição. As imagens são captadas por câmeras fixas e móveis que cobrem 360 graus de visualização da área a ser controlada”, explica o Comandante do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Santa Cruz, Capitão Especialista em Comunicações Mario Lucio Antonio Ferreira.

A estrutura é composta por 16 câmeras fixas, sendo três com a tecnologia Pan Tilt Zoom, a partir das quais é possível aumentar a imagem em até 24 vezes, para dar mais nitidez a objetos localizados a quilômetros de distância. As câmeras, fixadas na área externa, estão interligadas a 14 monitores de 55 polegadas de alta definição.

Com a Torre de Controle Digital, a visualização do controlador de tráfego aéreo da Torre Convencional pode ser substituída pelo acompanhamento de monitores que reproduzem imagens de um conjunto de câmeras posicionadas próximas da pista, proporcionando ao agente de controle uma visão abrangente.

Outro benefício é que as câmeras podem, ainda, acompanhar aeronaves, automaticamente, ou bandos de pássaros e animais nas pistas de táxi e de pouso e decolagem, o que contribui para a redução do risco de colisão com a fauna.

Publicidade

A Torre Digital realiza também as mesmas atividades de controle de uma Torre Convencional: informação de voo, prestação do serviço de alerta, autorização para pousos, decolagens e cruzamentos, orientação para o taxiamento de aeronaves, além da disponibilização de quaisquer informações necessárias à condução segura das operações aéreas, como dados meteorológicos e informações aeronáuticas.

A Segundo Sargento Jéssica Gomes da Rocha Souza Barbosa foi a primeira controladora de tráfego aéreo a trocar uma mensagem na Torre Digital com um piloto. Segundo a militar, as tecnologias advindas desse novo modelo de estrutura contribuem para uma melhor prestação do serviço de controle do Aeródromo de Santa Cruz e imediações.

Permite também um grande ganho de consciência situacional, já que sua configuração foi desenvolvida para que tenhamos todos os recursos disponíveis nos tablets posicionados à nossa frente, sendo de grande importância para a segurança operacional”, afirma.

Participe do nosso canal de notícias – Clique Aqui !

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

Outros Artigos

População do RJ Recebe Alerta de Saúde em Meio a Onda de Calor

📲 Receba as notícias do Jornal Rio no seu WhatsApp! 👉 Clique Aqui. O verão chegou com força total...

Tentativa de assalto em restaurante na Barra deixa suspeito morto e turista paraguaio ferido

📲 Receba as notícias do Jornal Rio no seu WhatsApp! 👉 Clique Aqui. Um suspeito morreu, outro foi baleado...

HOSPITAL PEDRO II REALIZA PRIMEIRO TRANSPLANTE DE PELE POST MORTEM

Unidade recebe habilitação para uso de técnica inovadora no tratamento de queimaduras Referência no tratamento de queimaduras graves na...

Oportunidade para Jovem Aprendiz em Santa Cruz – Ensino Fundamental Cursando ou Completo!

Grupo de emprego exclusivas em seu WhatsApp Clique Aqui!! Cargo: Jovem Aprendiz – Comércio e Varejo Regime de Contratação: CLT...