TRE forma maioria para rejeitar a ação que solicita a cassação do governador Cláudio Castro.

Compartilhe:

A ação solicita a cassação dos mandatos do governador Cláudio Castro, do vice Thiago Pampolha, e do presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar.

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) formou maioria para rejeitar a ação que pede a cassação dos mandatos do governador Cláudio Castro, do vice-governador, Thiago Pampolha, e do presidente da Alerj, deputado Rodrigo Bacellar, nesta quinta-feira (23).

Por maioria, os desembargadores rejeitaram as acusações de abuso de poder político e econômico durante o processo eleitoral de 2022. O voto decisivo, foi da desembargadora Katia Valverde Junqueira.

Publicidade

Votaram pela cassação, o relator, desembargador Peterson Barroso Simão, a desembargadora Daniela Bandeira de Freitas e o presidente do TRE, desembargador Henrique Carlos Figueira. Votaram pela rejeição da ação os desembargadores Marcelo Granada, Gerardo Carnevale Ney da Silva, Fernando Marques de Campos Cabral Filho e a desembargadora Katia Valverde Junqueira. Eles justificaram nos votos que não houve provas de que houve abuso de poder econômico e político. A procuradoria eleitoral disse que vai recorrer do Resultado.

O advogado do governador Cláudio Castro, Eduardo Damian disse respeitar os votos.

Publicidade

“A gente recebe com tranquilidade a decisão, como eu falei, e a gente respeita todos os votos, tanto a favor quanto contra.”

O resultado saiu após mais de 4 horas de votação. O julgamento começou na última sexta-feira (17), mas foi adiado após o pedido de vista do desembargador Marcello Granado, e concluído nesta quinta-feira. A Procuradoria Eleitoral do Ministério Público Federal informou que vai recorrer da decisão.

Publicidade

Confira a nota oficial do governador Cláudio Castro, sobre a decisão:

“Recebo com profunda humildade a decisão da corte eleitoral do Estado do Rio de janeiro. Desde o início deste processo, reiterei a confiança na Justiça, o que se comprovou hoje. A democracia, pilar fundamental da nossa sociedade, foi brindada com esta decisão.

Importante destacar que além do trabalho da nossa defesa, que resultou pela improcedência das ações interpostas pelo Ministério Público Eleitoral e pelo candidato derrotado Marcelo Freixo, a decisão respeitou o voto livre e soberano de mais de 4,8 milhões de eleitores do Estado do Rio de Janeiro.

Repito o que sempre disse ao ex-deputado Marcelo Freixo: respeite o resultado das urnas e a vontade do nosso povo.

A democracia hoje é a grande vitoriosa.”

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

spot_img

Outros Artigos

Saiba como enviar seu currículo para trabalhar na Guaravita

Grupo de emprego exclusivas em seu WhatsApp Clique Aqui! A Guaravita, conhecida por ser uma das marcas mais populares...

Magalu oferece diversas vagas de emprego no Rio de Janeiro

Grupo de emprego exclusivas em seu WhatsApp Clique Aqui! O Magalu, uma das maiores varejistas do Brasil, anunciou a...

Supermercados Guanabara abre diversas oportunidades de emprego no RJ

Grupo de emprego exclusivas em seu WhatsApp Clique Aqui! Os Supermercados Guanabara, reconhecidos como uma das maiores redes varejistas...

Rede D’Or abre 5 vagas para copeiro(a) em Campo Grande

Grupo de emprego exclusivas em seu WhatsApp Clique Aqui! A Rede D’Or, uma das maiores redes de hospitais privados...