Seguro-desemprego pode ser prorrogado em mais duas parcelas para 6 milhões de pessoas

Veja também
Digleison Silva
Digleison Silva
Digleison Silva é radialista, comunicador da Rádio Grande Rio 1560 AM. Aqui no Jornal RIO, ele escreve sobre política, esporte, emprego, tecnologia e entretenimento.

Atenção, trabalhadores! O Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) informou que está em análise a extensão do seguro-desemprego em mais duas parcelas aos trabalhadores demitidos sem justa causa durante a pandemia do coronavírus. Se aprovada, a medida pagará de cinco a sete rodadas do seguro.

O objetivo é que a proposta funcione até o mês de dezembro, período em que se encerra o estado de calamidade pública em todo o país. Atualmente, o trabalhador tem direito à três ou cinco parcelas do seguro-desemprego, que depende da quantidade de tempo trabalhado e de quantas vezes ele já fez o pedido. Ao todo, a medida deve beneficiar 6 milhões de pessoas, com o custo de R$ 16,1 bilhões para os cofres públicos.

Tramites
A votação da proposta deve acontecer durante a próxima reunião do Conselho, prevista para o dia 16 de julho. Trabalhadores dispensados entre 20 de março e 31 de dezembro de 2020 terão direito à prorrogação do seguro-desemprego, caso ela seja concedida.

Inicialmente, a sugestão de ampliação do benefício foi apresentada por conselheiros que representam os trabalhadores no Codefat. Em entrevista para o Uol, o conselheiro Sérgio Luiz Leite disse que a medida tem amparo na emenda constitucional 106 de 2020, sobre o orçamento de guerra.

Segundo ele, “o orçamento de guerra deixa claro que não precisam ser observados limites de criação e expansão de despesas, desde que a medida tenha os efeitos limitados ao período de calamidade”.

Fonte: Edital Concursos Brasil

Mais Notícias

Spdm anuncia vagas para o Hospital Pedro II, em Santa Cruz

Emprego - A Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) está com o processo seletivo aberto para cargos...

Mais artigos como este

Spdm anuncia vagas em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio Abundância de Gracyanne Barbosa choca a web Frente fria histórica vai derrubar a temperatura no Brasil Coca-Cola e Grupo Macro abrem vagas no Rio Frente fria deixa Rio em estágio de mobilização