Órgãos da Prefeitura do Rio e do Governo do RJ terão ponto facultativo na capital fluminense, nos dias 18 e 19 de setembro.
A medida foi adotada, segundo o prefeito Eduardo Paes, em conjunto com o governador por conta do Rock in Rio e de três jogos da Taça Libertadores:
- Fluminense x Atlético-MG, quarta (18), no Maracanã;
- Botafogo x São Paulo, quarta (18), no Estádio Nilton Santos (Engenhão);
- e Flamengo x Peñarol, quinta (19), no Maracanã.
Expediente até as 15h
Devido ao ponto facultativo, o expediente nas repartições públicas, nestes dois dias, se encerrará às 15h. Não estão incluídos os serviços essenciais, com os das secretarias de Saúdes, órgãos de transportes e segurança, entre outros que não admitem paralisação.
Por direito, apenas funcionários públicos, estaduais e municipais têm direito ao ponto facultativo. Para que profissionais federais sejam beneficiados, é preciso um ato da União.
No caso dos profissionais de empresas privadas, cabe ao empregador definir o que fazer – o ponto facultativo não é a garantia de liberação.
“Não custa lembrar também que o acesso ao Rock in Rio deve se dar por transporte público e não por carro”, postou o prefeito no Instagram.
Cidade do Rock terá bloqueios
Interdições previstas para o Rock in Rio — Foto: Divulgação/ Prefeitura do Rio
Devido a quantidade de pessoas que circulará pelo Parque Olímpico, Zona Oeste, durante o Rock in Rio, apenas veículos de moradores previamente cadastrados pela Prefeitura do Rio poderão circular nas vias do entorno da Cidade do Rock.
Veículos oficiais, veículos credenciados do festival, o BRT e os ônibus Primeira Classe também poderão acessar a área bloqueada, que contará com a presença de câmeras que permitirão o controle do acesso de veículos à área bloqueada por meio de leitura de placas através sistema OCR (sigla em inglês para Optical Character Recognition).
Para quem vai curtir as 500 horas de entretenimento no festival, a orientação da organização é o uso de transporte coletivo.
O MetrôRio funcionará 24h para embarque durante a madrugada na estação Jardim Oceânico, com destino a todas as estações das linhas 1, 2 e 4.
O serviço do BRT “Expresso Rock in Rio” terá pontos de embarque nos terminais do Jardim Oceânico, Alvorada e Paulo da Portela, e levará os fãs diretamente para o Terminal Centro Olímpico, o ponto mais próximo à Cidade do Rock.
O transporte Primeira Classe, sucesso nas edições passadas do festival, oferece um serviço completo ao contemplar diversos pontos de embarque na cidade do Rio de Janeiro e ampliar o serviço para atender os fãs do festival de outras cidades, contemplando até os estados de São Paulo e Minas Gerais.