- Participe do nosso grupo no WhatsApp – Clique Aqui !
Na manhã desta quarta-feira, 16 de outubro, uma força-tarefa do Governo do Estado, que lidera a Operação Desmonte, interditou três ferros-velhos em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
A operação visa combater a venda de peças de veículos de origem criminosa. Durante a ação, foram localizados dois motores com registros de roubo, e os responsáveis pelos estabelecimentos foram levados para a Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA).
Os estabelecimentos, que estavam situados na Estrada de Urucânia, operavam em terrenos ocupados ilegalmente e receberam autuações por crimes ambientais, devido ao descarte inadequado de óleo de motor e queima irregular de peças automotivas. Além disso, os ferros-velhos não tinham autorização para funcionar junto ao Detran.RJ, operando de maneira clandestina.
O desmonte dos carros ocorria em locais críticos, próximos a antenas de transmissão de energia elétrica, o que colocava em risco a segurança da área e atrapalhava as operações da concessionária de energia.
As peças e sucatas eram armazenadas sem nenhum tipo de organização ou registro. Todo o material recolhido foi encaminhado para empresas de reciclagem que possuem autorização para realizar esse tipo de serviço.
Desde o início da Operação Desmonte, mais de mil toneladas de sucata foram apreendidas e 73 ferros-velhos foram interditados em 35 operações realizadas. A operação é liderada pelo Detran.RJ, com apoio das polícias Civil e Militar, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e da Secretaria de Estado de Fazenda.
O Detran.RJ destaca a importância de os ferros-velhos se regularizarem junto ao órgão e registrarem todas as peças comercializadas. Desde setembro, é obrigatório o uso de etiquetas padronizadas para identificar a procedência das peças, e todas as informações podem ser consultadas na aba “Desmonte” no site oficial do Detran.RJ.