A partir do dia 1° de junho de 2022 o novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) começa a circular no país. Por enquanto, a troca da nova carteira de motorista não vai ser imediata.
+ PIX sem internet: como enviar?
De acordo com a resolução 886 do Conselho Nacional de Trânsito, o Contran, o novo documento vai ser emitido para quem precisar da segunda via, aos recém habilitados e para quem renovar a CNH.
A princípio, esta resolução foi publicada no dia 13 de dezembro de 2021. A nova CNH também vai poder ser expedida por meios físico e/ou digital. O condutor é quem vai poder escolher a melhor opção.
COMO SERÁ A NOVA CNH?
O que se sabe, antecipadamente, é de que a nova carteira de motorista, vai receber as cores verde e amarelo e também uma tabela para localizar os modelos de veículos que o condutor está apto a conduzir.
Com isso, a primeira coluna vai ter a categoria da CNH, depois a imagem do automóvel e, por fim, a indicação se o motorista do documento pode dirigir aquele tipo de veículo.
NOVIDADE NA NOVA CNH:
Inclusão da letra P: indica que o condutor tem permissão para dirigir;
Inclusão da letra D: indica que o motorista tem CNH definitiva;
Além disso, o novo documento vai ganhar um campo para indicar se o condutor utiliza CNH para atividade remunerada; e para constar as restrições médicas.