O aplicativo de mensagens WhatsApp, controlado pelo Facebook de Mark Zuckerberg, parece estar cada vez mais focado em oferecer recursos que possam aumentar a satisfação dos usuários. A empresa deve aprimorar, em breve, uma de suas mais novas funções: as mensagens que se autodestróem após um certo tempo, deixando livre um espaço antes ocupado indefinidamente nas memórias dos celulares.

A rede social lançou, em novembro do ano passado, o recurso “Mensagens temporárias”, que permite que textos, fotos e vídeos desapareçam de uma conversa após sete dias a partir do envio. Mas um site de tecnologia dos EUA diz que a empresa deve oferecer como alternativa em breve um prazo de 90 dias.

Para usar essa função, basta que esteja habilitada pelo usuário dentro do aplicativo. Assim, todas as mensagens trocadas entre dois contatos podem desaparecer automaticamente sete dias após o envio.

O recurso funciona para todas as mensagens, independentemente de o usuário ter lido ou não, a menos que seja desabilitado manualmente pelo usuário.

Segundo a empresa, a configuração afeta todos os textos trocados em uma conversa, exceto os enviados ou recebidos antes da ativação das mensagens temporárias.

As mensagens trocadas em grupo também podem desaparecer automaticamente deles, mas essa função só está disponível para os administradores.

Há uma ressalva: caso uma pessoa responda a uma mensagem temporária, o texto continuará aparecendo acima da resposta mesmo após os sete dias.

Além disso, se uma mensagem temporária for encaminhada para outra conversa onde o recurso está desabilitado, ela apenas some na conversa original e continua disponível na conversa para onde foi encaminhada.

Como ativar as mensagens temporárias

  1. Abra uma conversa no WhatsApp
  2. Toque no nome do contato ou do grupo
  3. Toque em “Mensagens temporárias”
  4. Selecione “Ativadas”

O que vem por aí

De acordo com o site “WABetaInfo”, que acompanha as atualizações do aplicativo beta para Android, a rede social está desenvolvendo uma nova configuração das mensagens temporárias.

A rede social deverá permitir que as mensagens sejam autodestruídas após 90 dias, um tempo maior até que o usuário deixe de visualizar determinado conteúdo.

Até o momento, o WhatsApp não permite que os usuários escolham o tempo de desaparecimento das mensagens temporárias. O recurso foi encontrado na atualização 2.21.17.6 do aplicativo de testes.