Mudança! Confira como fica a nova prova de vida do INSS a partir de 2022

Veja também
Digleison
Digleison Silva é radialista, comunicador da Rádio Grande Rio 1560 AM. Aqui no Jornal RIO, ele escreve sobre política, esporte, emprego e entretenimento.

E vem mudança por aí. O Instituto Nacional do Seguro Social, o INSS, anunciou uma nova portaria confirmando alterações para a prova de vida a partir de 2022.

Agora, segundo a autarquia, a data para realização da comprovação de vida do beneficiário do INSS será no mês do aniversário. Essa mudança entra em vigor a partir de janeiro de 2022.

Por conta da pandemia, o INSS suspendeu, até dezembro deste ano, a obrigatoriedade da prova de vida. Com isso, bloqueios nos benefícios não podem ser feitos pelo INSS até dezembro de 2021.

Mesmo assim, de acordo com a portaria, o beneficiário pode ir até o banco realizar a atualização cadastral.

Além disso, o INSS informou que o beneficiário que não realizou a prova de vida entre novembro de 2020 até dezembro de 2021 deve realizar a comprovação em 2022, já com o novo calendário.

Prova de Vida – Calendário novo do INSS – Mudança

Dados do INSS mostram que mais de 7 milhões de aposentados e pensionistas não fizeram a prova de vida. Com a suspensão de obrigatoriedade valendo até dezembro deste ano, esse grupo de beneficiários não terá o pagamento suspenso por falta da comprovação de vida.

Leia: Oportunidade! Rio tem mais de 1 mil vagas extra natal

Por que a prova de vida?

Previsto em lei, esse ‘dispositivo’ evita fraudes e pagamentos indevidos. O procedimento é realizado uma vez por ano e beneficiários (como por exemplo: aposentados, pensionistas e que recebe benefícios assistenciais há mais de um ano) devem fazer o procedimento.

Mais Notícias

Supervia anuncia aumento na passagem: R$ 7,00

Prepare o seu bolso! Prepare o seu bolso porque a Supervia anunciou um “super aumento” na passagem que, segundo...

Mais artigos como este