Olá amigos, sou Vanessa Machado e estou aqui pra dividir com vocês dicas de lugares incríveis na nossa Cidade Maravilhosa.
Então, Partiu pelo Rio?!

Hoje quero falar do Forte Duque de Caxias, que fica no Leme, bem no final da praia. O Forte Duque de Caxias fica em Copacabana, Rio de Janeiro, no Leme, no início da Avenida Atlântica, Posto 1.

Construído entre 1776 e 1779, por ordem do Vice-Rei, Marquês do Lavradio, o Forte do Vigia não possuía artilharia e sua missão era prevenir as outras fortificações da aproximação de navios hostis, por isso recebeu esse nome.
Para chegar até lá você tem várias opções: Tem ônibus que deixa na Praça bem em frente, tem uma estação e Bike do Itaú, ponto de taxi, dá pra ir caminhando pela orla, de carro… Não tem desculpa heim!

É uma área militar, que assim como o Forte de Copacabana, está aberto para visitação do público em geral. Não é necessário agendamento, a taxa de visitação de R$ 4 por pessoa (sim, tem meia entrada apesar desse valor simbólico também), atualmente estão com entrada gratuita devido a volta das atividades pós quarentena. Funciona de 9h30 às 16h de terça a domingo.

Por essa atividade de colaboração para o sistema de defesa da cidade do Rio de Janeiro, ficou conhecido também como Forte da Espia.
É uma caminhada de 800 metros, por um caminho de paralelepípedos, todo arborizado, que leva aproximadamente uns 20 minutinhos. O local atende todas as normas sanitárias estabelecidas, disponibilizando álcool gel, medição de temperatura, distanciamento e é obrigatório o uso de máscara.

O Forte tem vistas maravilhosas, que incluem o Pão de Açúcar, Niterói, Cristo Redentor, Morro Dois Irmãos, Pedra da Gávea, praias de Copacabana e Leme, dentre outras belezas naturais. Os militares no local contam a história do Forte, tiram dúvidas e dão todas as informações sobre o Forte.

Há banheiros e bebedouros no Forte, porém é bom levar sua água, porque a subida cansa um pouquinho (pra quem é sedentário como eu rs), não há vendedores ou cantinas no local.

No caminho e até mesmo lá em cima do Forte é bem comum você se deparar com os habitantes naturais, uns miquinhos bem simpáticos que transitam por lá.

Importante lembrar que é proibido (e perigoso) alimentar os animais.
Um lugar cheio de histórias, com uma vista incrível e de fácil acesso não pode ficar de fora da sua lista né?!
E ai, curtiu a dica?